Você sabe como é o processo de criação para uma arte de mídia social?

por Kelly Voigt Wendt em 17 de março de 2021

Todos nós sabemos que as empresas estão cada vez mais conectadas nas redes sociais, como o Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e Linkedin. As empresas publicam diariamente informações, curiosidades e tentam vender seus produtos e serviços, essas postagens chegam até nós de forma orgânica ou patrocinada.

Hoje vamos falar sobre a primeira parte das postagens, o planejamento e desenvolvimento da arte.

Primeiro vamos falar sobre a definição do calendário de postagens. Em uma data próxima ao final de cada mês, realizamos uma reunião com o cliente, onde definimos quais serão os objetivos do mês seguinte, quais as datas comemorativas, e quais os tipos de postagens iremos fazer. Para alinhar o calendário com o cliente, usamos a ferramenta Trello, que será explicada em um próximo artigo.

Após estar com as datas e temas definidos no Trello, começa a parte de criação. Vou dar como exemplo essa arte:

Nessa arte, escolhi qual seria a palavra em destaque, nesse caso a palavra escolhida foi “BAZAR”. Com a palavra definida, fui buscar as imagens. As imagens não podem ser selecionadas do Google, por exemplo, pois a maioria delas possui direitos autorais. As imagens precisam ser adquiridas de um banco de imagens, seja ele gratuito ou pago. Nesse banco de imagens, baixamos imagens de alta definição e com licença de uso.

Com as imagens escolhidas, mãos à obra. É preciso recortar as imagens no Adobe Photoshop, colocar máscaras de camadas e tratar as imagens. Com as imagens prontas, hora de colocar a palavra destaque. Com as letras já formatadas chegou o momento de ter criatividade para montar a arte para que tudo se encaixe de forma harmônica.

Palavra destaque e imagens estão harmônicas, se completam, agora chegou a hora de trabalharmos com o fundo da arte. Com um pincel modelo watercolor, fiz alguns detalhes nas bordas, e com um pincel modelo smoke fiz um efeito atrás das imagens e das letras.

Com essa parte da arte pronta, podemos inserir os textos, que serão curtos e objetivos. Nessa arte fiz de forma mais “despojada”, não segui alinhamentos, nem padrões, pois o estilo da arte permitia.

Para finalizar coloquei um efeito matiz na imagem, onde o que é colorido pode ser alterado facilmente de acordo com gosto do cliente. Nem sempre uma arte é aprovada na primeira amostra, geralmente tem alguns ajustes, textos a serem alterados ou algum outro elemento.

Com a arte finalizada, precisamos salvar ela com uma qualidade boa, eu uso geralmente salvar em PNG, onde a arte fica com um tamanho maior, mas na hora de postar nas redes sociais ela não perde a qualidade.

Agora é o momento de escrever a legenda. Essa legenda vai de acordo com o que você definiu com o seu cliente. A legenda pode ser escrita por vocês mesmo ou com a ajuda do cliente.

Para publicar nas redes sociais, eu uso o estúdio de criação do Facebook, onde podemos agendar a postagem tanto no Facebook quanto no Instagram.

E aí, conseguiu entender como funciona esse processo?

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